O hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma planta medicinal também conhecida como hibiscus, hibuscus, habiscus, rosela, rosele, rosa-da-China, rosa-chinesa, chá-vermelho, chá-da-Jamaica, chá-sudanês, pampola, groselha-flor-roxa, groselheira, pampulha, quiabo-azedo, japa (sânscrito), dentre outros inúmeros nomes populares. Inclui as espécies Rosa sinensis, Hibiscus syriacus e Hibiscus esculentus. Os hibiscos fazem parte da família Malvaceae.
Benefícios do hibisco
O hibisco é um antibacteriano moderado com propriedades calmantes que se concentram nos cálices das flores. O chá de hibisco, vermelho ou rosado, é muito refrescante quando tomado gelado em dias quentes e ainda pode ser útil para emagrecer, vez que a bebida é livre de açúcar e calorias. Uma revisão publicada na revista Fitoterapia mostrou que o chá pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total e colesterol ruim ao mesmo tempo que aumenta a quantidade de colesterol HDL, o colesterol bom. O hibisco é rico em ácido hibiscico, ácido málico, ácido tartárico e vitamina C, além de ser rico em antioxidantes e outros nutrientes importantes para a saúde.
Chá de hibisco
O hibisco é uma planta encontrada principalmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo muito comum no Brasil. O hibisco é conhecido principalmente pela beleza de suas flores, o que faz com que muitas pessoas desconheçam os benefícios e propriedades medicinais do chá de hibisco, feito a partir da infusão dos cálices da flor da espécie Hibiscus sabdariffa. Geralmente é misturado com outros chás, sobretudo com chá verde e o chá de rosa-mosqueta. O chá de hibisco, vermelho ou rosado, é muito refrescante quando tomado gelado em dias quentes e ainda pode ser útil para emagrecer, vez que a bebida é livre de açúcar e calorias. Além disso, o chá de hibisco auxilia na quebra de açúcar e amidos.
Dentre os benefícios mais conhecidos decorrentes do consumo regular do chá de hibisco, destacam-se a diminuição do colesterol ruim, redução da pressão arterial, queda do risco de aparecimento de doenças cardíacas, prevenção de constipações e infecções da bexiga. O hibisco é rico em ácido málico, ácido hibístico, ácido tartárico e vitamina C, além de ser rico em antioxidantes e outros nutrientes importantes para a saúde.
Modo de preparo do chá de hibisco
Preparar por infusão (a flor não deve ser fervida junto à água). Para 250 ml de água (uma xícara): Adicionar uma colher de sobremesa de Chá de Hibisco Medicina Natural em uma xícara e adicionar 250 ml de água previamente fervida. Abafar por 10 minutos. Coar e beber quente ou frio. Tomar de duas a três xícaras ao dia.
Antioxidantes e hepatoprotetores
O hibisco é rico em compostos antioxidantes, que proporcionam propriedades protetoras para o fígado e os rins, de acordo com um relatório publicado em 2011 pela revista Current Medicinal Chemistry. Em estudos com animais de laboratório e pessoas, o extrato de hibisco ajudou na redução da oxidação do mau colesterol e inibiu a formação de placas arteriais. Também interrompeu a oxidação do colesterol e reduziu os níveis de enzimas hepáticas. Os pesquisadores ainda observaram evidências de propriedades anticancerígenas contra leucemia e câncer de estômago.
Redução da hipertensão arterial
Um estudo publicado em 2010 no Journal of Nutrition descobriu que o chá de hibisco diminui os efeitos da pressão arterial. No estudo, os participantes com hipertensão leve beberam três porções de chá por dia durante seis semanas. A pressão arterial sistólica foi moderadamente reduzida. Os pesquisadores concluíram que é possível baixar a pressão arterial consumindo o chá em doses que podem ser facilmente incorporadas na dieta.
Contraindicações e efeitos colaterais do hibisco
O hibisco reduz os níveis de estrogênio, não sendo indicado para pessoas que fazem terapia de reposição hormonal (TRH) ou tomam pílulas anticoncepcionais. Segundo uma pesquisa realizada na Índia, as propriedades estrogênicas do chá podem interferir na fertilidade feminina.